FISIOTERAPIA'S

Pacientes elegíveis para tratamento neurofuncional
1 . Sequela de AVC até em um ano depois da instalação. Em certos casos poderá haver execões (pacientes que nunca foram tratados anteriormente, possibilidade de alguma recuperação, entre outros). Em caso de dúvida por parte da Triagem, examinamos o paciente para definir se é elegível ou não.
2 . Pacientes hemiplégicos crônicos poderão ser encaminhados ao tratamento em grupo, caso necessitem de fortalecimento muscular.
3 . Portadores de Doença de Parkinson devidamente medicados (acompanhamento neurológico).
4. Doenças crônicas e degenerativas - atendimento sem previsão de prazo.
5 . Paralisia facial periférica, lesão de plexo e nervos periféricos, polineuropatias.
6 . Lesão medular.
São inelegíveis: 
 1 . Pacientes portadores de demência ou grave comprometimento cognitivo
 2 . Pacientes psiquiátricos
 3 . Pacientes com grave comprometimento motor, sem possibilidades de reabilitação (home care / cuidados paliativos)
 4 . Adultos com sequelas de ECI (paralisia cerebral).
Drª Professora Wilma C. Souza
...
04 de fevereiro - É o Dia Mundial do Câncer
A data instituída pela OMS é uma oportunidade para se informar sobre as formas de prevenção.
05 de fevereiro - É o dia Nacional da Mamografia
Importante lembrar que a recomendação é que a mamografia  seja feita pelas mulheres a partir dos 40 anos.
08 de março - Dia Internacional da Mulher
Uma data que pode ser uma boa oportunidade para se falar e cuidar da saúde da mulher.
Drª Kelly Inocencio - Sala 208
Rotina da Fisioterapia em Mastologia Oncológica do Centro Municipal de Reabilitação do Engenho de Dentro (CMRED)
Em decorrência do quantitativo de pacientes com diagnóstico de câncer de mama submetidas ao tratamento oncológico na rede credenciada ao SUS e com seqüelas inerentes a qualquer fase da doença, fez-se necessário a implantação de um serviço de atendimento fisioterapêutico especializado.
O serviço tem como principais objetivos a prevenção e o tratamento de complicações decorrentes da terapêutica do câncer de mama e de sua evolução.
Os pacientes podem ser encaminhados ao serviço de fisioterapia em mastologia oncológica do CMRED em diferentes momentos da doença: ao diagnóstico, em curso do tratamento clínico e cirúrgico oncológico, na evolução da doença e em cuidados paliativos.
A marcação de consulta pode ser realizada diretamente no setor de fisioterapia em mastologia oncológica  às 2as e 6as  à tarde e 4as( manhã e tarde) - Tel: 3111-7370 ou também no serviço de triagem  de 2ª à 6ª (manhã) - Tel: 3111-7367/3111-7369. O paciente deve apresentar para a marcação da consulta: encaminhamento médico, identidade, CPF e comprovante de residência.
...
ORTOPÉDICA
1 . Horário de funcionamento
De  2ª a 6ª feira das 8:00  às 12:00 e de 13:00 às 17:00hs
2 . Agendamento dos pacientes
O paciente que procurar o setor munido de encaminhamento médico com diagnóstico deverá ser encaminhado para Triagem. A marcação para avaliação será feita pela Triagem conforme disponibilidade de dias e horários dos Fisioterapeutas e acadêmicos do setor. Caso não haja vaga para atendimento, a Triagem vai colocá-lo em uma lista de espera com o telefone do contato. Enquanto não houver a vaga, o encaminhamento médico fica com o paciente para que ele possa procurar atendimento em outros ambulatórios.
3 . Avaliação
O paciente deverá trazer encaminhamento médico com diagnóstico e identidade, CPF e comprovante de residência para abertura de prontuário, caso não tenha.
Neste dia, o paciente poderá ser admitido no setor ou encaminhado para setores que melhor atendam sua necessidade, como: Massoterapia, Osteopatia, RPG (Reeducação Postural Global), Medicina Alternativa, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Oncológica ou Hidrocinesioterapia próxima a sua residência.
4 . Atendimento individual ou em grupo e alta.
O atendimento será realizado com frequência de uma ou duas vezes na semana e a duração de 30 a 90 minutos, conforme a necessidade. Após 10 atendimentos, o paciente será reavaliado podendo haver os seguintes desfechos: continuação do atendimento até atingir os objetivos ou alta fisioterapêutica com orientação.
Público Alvo:
1 . Pacientes em crise (agudos) devido à hérnia de disco.
2 . Pacientes em pós-operatório de hérnia de disco, espondilolisteses e espondiloartroses.
3 . Crianças e adolescente em fase de crescimento que apresentem algum desvio postural (escoliose) até 16 anos.
Observação:  Os pacientes crônicos, com artralgias generalizadas serão encaminhados aos grupos de reeducação corporal, onde são realizados exercícios de alongamento, orientação postural, exercícios respiratórios e consciência corporal, que já se encontram em andamento no serviço. Cada grupo é composto por 10 pacientes. Atualmente existem 10 grupos em andamento.

Metodologia - protocolo de atendimento:
- Pacientes serão submetidos a uma avaliação prévia para saber se existe indicação para tratamento.
- O tempo médio de atendimento será de 30/40 minutos.
- Número previsto de atendimento - 5/6 pacientes por turno, para cada profissional.
- Número de sessões - 10 sessões, uma vez por semana totalizando aproximadamente (02) meses de tratamento, após o qual o paciente será reavaliado.
...
Fluxo de entrada de pacientes
1 . O usuário chega ao CMRED em busca da vaga na Fisioterapia Respiratória;
2 . Atendimento pelo Serviço Social, onde é verificado se o paciente:
     2.1. Tem encaminhamento médico com diagnóstico clínico;
     2.2. Tem acompanhamento com pneumologista;
            2.2.1. Caso tenha acompanhamento, mas sem exame espirométrico recente, é feita solicitação de relatório clínico acompanhado de espirometria para o médico;
            2.2.2. Caso não tenha acompanhamento é realizada uma análise para verificar o seu histórico pneumológico e feita a marcação de consulta com pneumologista pelo SISREG;
     2.3. Tem exames complementares respiratórios recentes;
     2.4. Tem histórico de tabagismo. Nesse caso o paciente recebe orientação sobre a cessação do tabagismo e é apresentado a listagem de unidades de saúde pública que oferecem programa anti-tabagismo.
3. Avaliação Social
    3.1. No dia da avaliação social o paciente é orientado a ir ao setor de Triagem do CMRED com encaminhamento médico solicitar autorização para abertura do prontuário. Nesse momento a triagem computa a entrada do paciente na Fisioterapia Respiratória;
    3.2. Durante a avaliação social é verificado se o paciente tem médico na rede pública para que sejam dadas orientações quanto à solicitação de passe livre;
4 . Avaliação na Fisioterapia Respiratória
     4.1. Para tentar garantir o acompanhamento assíduo e resolutivo do paciente,a determinação do horário de atendimento leva em consideração as condições clínicas (gravidade da doença) e sociais (horário de trabalho ou escola, atribuições do acompanhante). Isso é definido conjuntamente entre o setor de fisioterapia respiratória e o serviço social.
Drª Georgia Souza e Drª Juliana Veiga
Fisioterapeutas
...